"Quando sua realidade particular é desafiada, ela cede à verdade."

What if I say I'm not like the others?
What if I say Im not just another one of your plays?
What if I say I will never surrender?

segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Art is the triumph over chaos."

"Quanto mais me elevo,
menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar."

"Sem música, a vida seria um erro."

Nietzsche




O desenho inspira, assim como faz a arte num termo geral.

Muitas das vezes define-se o termo arte a qualquer feito que se considere grandioso, mas o conceito de arte é algo sólido, estabelecido, e não uma vontade a esmo que qualquer um pode modificar como bem entender, por mais que assim se faça hoje, e por mais que seja subjetiva a arte em si.
A expressão tem que ser o corpo de qualquer tipo de arte, seja ela música, desenho, pintura ou qualquer que seja. O falar em si é uma arte. O artista de verdade vive sua arte acima de todas as outras coisas. Ele imbui seus ideais não só em suas obras, mas também à sua vida, de modo a tornar tudo a sua volta sua própria arte. Essa é a função do artista, modificar o mundo a sua volta. Para tal, sua arte tem que embasar-se em algo útil, próspero, com significado, e não trabalhos de senso comum, apaixonante simplesmente, partes que qualquer um pode sentir.

É o que ocorre com a música hoje, extremamente comum, qualquer um sente-se encaixado em suas letras e consegue utilizá-las em sua vida. Por mais inúteis que sejam.
Esse tipo de arte é extremamente nocivo, pois aliena a todos e mantém as mentes fechadas a um único processo, sem significância. Bandas e compositores como esses deveriam ser patronicinados pelo governo, tão controladores são. Arte tem que possuir propósito, e, como já foi dito, o questionar é essencial. Questionando-se a letras da maioria das músicas que vemos por aí depara-se com um verdadeiro festival de horrores...


O que estou escrevendo aqui pode parecer animalesco, uma verdadeira imposição, mas não é. Arte é um conceito, bem como uma faca é uma faca e um cão é um cão, existindo porém, vários tipos de faca, e várias raças de cães.

O tipo de arte, como ela é feita, e os métodos por ela utilizadas são variados e únicos, e têm sim de serem diversos. Deveria ser unicamente isso o diferencial dos gostos de cada um, o tipo de arte... Mas não é o que ocorre, infelizmente.
Ao contrário do que o meu amigo Tainã disse sobre não existir algo insuportável, pois se tal existisse nós nos mataríamos, eu acredito sim que existam coisas insuportáveis, e eu as quero extinguir, eu as quero mudar... Eu não sou um desistente que vai se matar ao menor problema. E isso não passou de uma discussão tola sobre semântica no final das contas.
E como aspirante a artista, o mundo a minha volta parece um inferno desesperador e insuportável. As pessoas nem sequer se dão ao trabalho de pensar, o que as leva a formas de música e arte num geral que não as fazem pensar, deixando esse espaço vago para a forma existencial ridícula que elas se tornam, que eu simplesmente não consigo entender.
E quando digo isso estou sendo sincero, eu não consigo entender esse tipo de pessoa, cujas músicas nada dizem, e que parecem extremamente confortáveis com isso. Me faltam as palavras para descrever tais atos, tal como são as pessoas, corpos vazios, sem mente, sem alma, sem paixão real.

Paixão não é um sentimento puramente pessoal, de ser para ser. Paixão é um fogo, que deveria queimar tudo a volta e transformar em cinzas tudo que atravessasse seu caminho, que deveria transpor como uma lança o coração de todos a volta, fazendo-os também queimar.
Arte é paixão, é uma forma de expressão com algo a dizer. Se não se tem nada de novo a dizer, o melhor é calar-se.

"O artista não tem outro dever senão o de satisfazer ou exprimir seu próprio sentir, mas isso não teria qualquer interesse se fosse o sentir comum. O artista tem o dever de ser uma exceção, de sentir mais e de modo diferente dos outros; apenas na medida em que se coloca de fora da sociedade terá condições de analisar, interpretar e, dentro dos limites de suas possibilidades, orientar e dirigir a sociedade.. Conseguirá isso rejeitando tudo que é repetição, hábito, convenção, tédio, conformidade, normalidade e alienação...o gosto da média, e saberá ser novo, despreconceituoso, brilhante, inventivo...emotivo."
- Giulio Carlo Argan



Ao contrário do que possa parecer, não digo que o artista não tem que sentir, e sim que ele TEM QUE SENTIR. Tudo na arte tem o pedaço do artista, cada mínimo traço carrega a essência de seu criador nele. O sentimento tem de ser canalizado e utilizado de forma produtiva, ou destruidora...Maynard James Keenan, vocalista da banda Tool, diz "a raiva é o meio produtivo da minha arte, é minha criatividade. A raiva é produtiva a vida, o ódio não". Eu não digo que o artista está isento do sentimento comum, amor, rancor, mágoa, mas é necessário discernir fatores e utilizar, mesmo uma mágoa amorosa, para um propósito maior, e não para contar uma dor de cotovelo e manter a mente das pessoas gritando a mesma coisa que todo mundo já passou e em nada acrescenta à vida.

Qualquer um pode fazer uma obra de arte...e não digo de traços bem feitos, digo de pensamentos bem organizados, expressão boa e um assunto realmente útil a todos, que faça com que as pessoas parem para pensar. O importante é que, além dessa pessoa fazer essa arte, ela tem que mantê-la, a elevar, e antes de tudo, utilizá-la em sua vida, de forma a passar aos outros aquilo que é, e que tem que ser. Pessoas sempre precisam de um empurrão ladeira abaixo.

A maioria dos artistas não defende aquilo que prega, já sendo poucos os que pregam algo útil.
A maior parte das pessoas não segue o que diz se você pensar sobre isso. Ao menor sinal de ataque elas abrem mão do que pensam e se entregam sem defender o que realmente pensam somente para evitar um conflito que acabaria com o "meio social".
Diferente disso deve ser a arte, que tem que contestar e mostrar como é o caminho certo, nos mais diferentes âmbitos.

Parece estranho acabar por aqui, mas minha mensagem já foi dada.

A arte é fundamental, e tem de ser utilizada da maneira correta, tanto por quem passa a mensagem quanto por quem a recebe. Ela tem de ser UTILIZADA. Tem que ser repassada, e compreendida. A Arte tem que ser uma força, e não uma amostra.


Poi zé Lalah, arte é um conceito, por mais que as pessoas insistam que sua vontade é arte e pronto...

A arte é sim a vontade do artista, é seu sentimento e sua aspiração, mas esse sentimento e essa aspiração tem que ter um objetivo, senão a arte deixa de ser arte e passa a ser senso comum, e, a partir desse ponto...bem, nós sabemos o quanto o senso comum é bom né? uhAhuAEHUaeuhae

Pessoas que dizem que arte não tem utilidade simplesmente não querem ver sentido na sua própria vida...fica mais fácil assim...

Uma arte em que cada um vê o que quer e não o que o artista queria não é nada mais do que um produto a ser vendido.

Ainda hoje eu proponho algo simples. Analisem, questionem. Nenhuma arte está acima do questionamento, mas, se essa o concluí, certamente que o que ela tem a dizer é válido. Avaliem todas as músicas que vocês ouvem, as que eu pus aqui, cujos autores considero artistas, e acima de todos o vocalista e compositor do Nine Inch Nails, que fez da própria vida sua arte, renegando a maior parte do que a vida oferece de cômodo e alienante para buscar algo maior; os meus desenhos, pinturas de grandes artistas, leiam o que eles tinham a dizer, o mestre Van Gogh escreveu tudo que queria sobre suas obras a seu irmão Theo. Picasso exprimiu tudo a vários críticos que o interpretavam de forma equivocada, e ele nunca se calou, nem perante a força militar alemã quando o questionaram sobre o quadro do massacre de Guernica, se havia sido ele o autor, e ele respondeu asperamente, "foram vocês", mesmo que aquilo significasse sua morte ali mesmo.
Ninguém melhor para criticar a própria arte do que aquele que a fez, e ninguém melhor para responder os questionamentos do que essa pessoa.



Durante toda a minha vida apenas uma pessoa me questionou sobre um, e depois sobre vários outros desenhos meus, sobre o que eu queria. E eu respondi com prazer...porque minha mensagem estava ali, e alguém estava interessado nela...
Avaliem suas vidas, suas artes, mudem o mundo ao redor, independente do quão desesperador pareça, algo deve ser feito, e nada melhor do quem escuta e não se rende, que faz e não se cala, quem grita e sangra, e morre e revive...


"Art is Resistance"

- Trent Reznor



Atenciosamente, Chakal...

8 comentários:

  1. Amei o texto Chakal, escreveu muito bem. Gostei principalmente da parte em que você diz que a arte deve ter um utilidade, ainda lembro bem do dia que uma pessoa que eu conheço me disse que a arte só é considerada arte quando não tem utilidade alguma, achei bem estranho e não concordei.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, mas eu me encontro numa fase tão efêmera... que nem me acho digno de ler coisas que fazem sentido.

    ResponderExcluir
  3. Poi zé Lalah, arte é um conceito, por mais que as pessoas insistam que sua vontade é arte e pronto...

    A arte é sim a vontade do artista, é seu sentimento e sua aspiração, mas esse sentimento e essa aspiração tem que ter um objetivo, senão a arte deixa de ser arte e passa a ser senso comum, e, a partir desse ponto...bem, nós sabemos o quanto o senso comum é bom né? uhAhuAEHUaeuhae

    Pessoas que dizem que arte não tem utilidade simplesmente não querem ver sentido na sua própria vida...fica mais fácil assim...

    Uma arte em que cada um vê o que quer e não o que o artista queria não é nada mais do que um produto a ser vendido.

    ResponderExcluir
  4. Todos esses que foram citados por você são aqueles que obtiveram sucesso no que se propunham fazer. Essa é a realmente a questão, dar a vida. Você vai ser como eles justamente por viver sua arte, e acreditar nela. Você muda pessoas com o que você faz, diz, escreve. E, infelizmente, nem todas as pessoas estão dispostas a mudar e a aguentar as dores que isso traz. Só que isso tudo está acima, não é? E é isso que você faz ver com sua arte-vida.

    ResponderExcluir
  5. artistas são pessoas problemáticas, uAHAHUHA

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. e mais problemáticas ainda ao meu ver são as pessoas que renegam a condensação de valores que a arte pode proporcionar.
    cada um procura na arte o que lhe convém, nao adianta impor conceitos sobre os outros, e a superficialidade anda tão em alta que sinceramente o fedor da carniça me faz desistir de tentar mostrar a paixão que envolve os artistas mais complexos.

    ResponderExcluir
  8. A arte não impõe conceitos, ela os mostra, cabe a cada um analisar e absorver...
    mas é inadmissível que cada pessoa vê o que quer em cada arte, e é inadimissível que se faça uma "arte" cujo único propósito é dizer algo de senso comum, algo alienante, como o que ocorre com a maior parte da música mundial e outras formas de arte.

    ResponderExcluir