"Quando sua realidade particular é desafiada, ela cede à verdade."

What if I say I'm not like the others?
What if I say Im not just another one of your plays?
What if I say I will never surrender?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Em...

Seguindo a linha, o segundo post de uma série de provavalmente 3 sobre mentalidade e senso comum, se você está começando a ler esse agora eu aconselho que já tenha lido o anterior previamente.

Bem, explicando melhor o que citei no texto passado para que nenhuma confusão seja feita, continuarei a linha.

Na estrutura de educação e manipulação, por assim dizer, vigente atualmente torna-se muito fácil a implementação de idéias que se tornam rotina.

Retomando a linha anterior, eu citei os índios, povo ao qual se atribui a perfeita interação com a Natureza. Bem, esse pode ser o caso das lendas e da Pocahontas, mas a história vai um pouco mais fundo que isso... mas uma explicação simples pode mostar alguma coisa diferente. Pense em um índio, pense em sua oca, pense em vários índios, pense em várias ocas, pense em uma aldeia, pense no espaço que essa aldeia ocupa, haviam árvores e mata nativa ali; pense nas armas que possuem para caçar e para se defender de ameaças externas, elas não foram feitas pensando nos portugueses ou algo do tipo, elas foram feitas para matarem onças, jaguatiricas, bichos preguiça, antas, dinossauros e o diabo que se pusesse a caminho. O ser humano precisa de um ambiente que lhe seja favorável, e para isso ele cria seu próprio hábitat. Sempre foi assim, e sempre vai ser. Nossa capacidade de viver em meio natural é perto de nula. Sim, os índios causavam menos impacto à natureza, mas eles eram em menor número, não conheciam muitas das ciências avançadas que tanto destroem e nem o instinto consumista, então, cest la vie!

Isso anula qualquer mal entendido do post passado.
Voltemos aos parágrafos.
Uma das idéias que, nas últimas décadas mais ainda, se disseminou entre a sociedade é o "salvar o mundo". Eu ainda me pergunto de quem ou de quê vamos salvar o mundo. Bem, para quem quiser algo mais divertido eu recomendo uma busca no Youtube ao nome de um cara chamado George Carlin e ao lado do nome dele as palavras "Save the planet portugues". Não que eu concorde com tudo que ele diz nos diversos shows dele, mas esse em especial é simplesmente genial.

Mas voltando, ressalto o quanto essa nova indústria de ambientalismo fatura com essa idéia de que tudo tem que ser renovável ou até que ser salvo. Eu dou uma prévia do que acho e depois exemplifico.

O PLANETA NÃO PRECISA SER SALVO! O PLANETA NÃO CORRE PERIGO! O MUNDO NÃO VAI ACABAR POR CAUSA DE LATAS DE ALUMÍNIO, SACOLAS DE PLÁSTICO E POLUIÇÃO DO AR.

Agora eu exemplifico...
existe um bicho gordo, preto com branco e preguiçoso chamado Urso Panda, que habita principalmente a região Centro-Leste da China e vive a base de brotos de bambu - daí seu nome - e de pequenos filhotes e ovos de outros animais. Pois bem, esse animal é citado desde antes do nascimento de Jesus Cristo apesar de não se saber ao certo se era realmente a mesma espécie. O que muito impressiona é como. O panda é um animal extremamente frágil, de capacidade agressiva diminuta, lento e grande, desajeitado e mal adaptado. O simples fato dos ursos pandas ainda existirem a tanto tempo é um milagre, e hoje, senão pela intervenção humana, o urso panda estaria provavelmente extinto. A fêmea do urso panda tem um período curtíssimo, que se limita à alguns poucos dias ao ano, quando raramente ela aceita a cópula de um macho e mais raramente ainda o macho se dispõe a tal. Se por acaso isso chegar a acontecer, a taxa de fecundação é baixa, e caso ainda ocorra, gera na maioria das vezes um único filhote, que geralmente acaba morto ao nascer pelo desajeito dos pais. Se não fosse o ser humano, os 1,6 mil pandas que hoje se encontram livres na China já estariam mortos, exterminados pela própria incapacidade. E é assim com a Natureza, os incapazes não sobrevivem. Esse é o ciclo natural.

Meus leitores podem estar indignados a esse ponto. Mas raciocinem. O panda é o símbolo da WWF, lindo comendo um bambu tranquilamente. Porque diabos? Eu digo. Porque nós nos familiarizamos ao que é esteticamente bonito. Apesar de gordo, o panda parece ser tipicamente agradável de se olhar, talvez pelo desajeito ou pelas manchas, não sei. O que interessa é que ninguém está preocupado quando mata uma barata, ou quando exterminam outros tantos animais pelo mundo todo. Está todo mundo preocupado com o Urso Polar e a Foca Branca no extremo do mundo, mas ninguém dá a mínima para a Chimera de Profundidade, que com o aquecimento das águas, provavelmente vai partir dessa para uma melhor. Pois eu digo uma coisa, seres humanos são desprezíveis do alto de toda sua divindade. Nós nos sentimos no direito de brincar de deus, mexendo com o ciclo natural das coisas e agindo como se nós fôssemos capazes de fazer algo perante todo o mundo. Nós somos incapazes de algo.
"Ah, mas e todo o arsenal nuclear que temos". Bem, ele com certeza extinguiria a vida humana e a maior parte dos outros animais do planeta. Porém muitos outros ainda sobreviveriam, como seria o caso da vastíssima fauna de profundidade do oceano, além de baratas! E além disso, a algum tempo atrás - uns 65 milhões de anos atrás para ser mais exato - uma pedrinha carinhosamente apelidada de Nêmesis (deusa grega da vingança) - varreu várias formas de vida, inclusive a forma dominante, e hoje cá estamos nós!
O fato é que mesmo a radiação não duraria para sempre e cedo ou tarde novas formas de vida surgiriam. O fato é ainda, que o ser humano é incapaz de salvar qualquer coisa porque ele é incapaz de destruir qualquer coisa que seja, quanto mais a Terra. E mesmo que quiséssemos, o consumismo desnecessário e a incapacidade de julgamente por parâmetros que não sejam os nossos próprios nos impediria de salvar qualquer coisa que não nosso próprio hábitat. Nenhuma das pessoas que quer salvar o mundo está preocupada com mais do que sua própria existência. Qualquer campanha ou organização não visa mais do que o próprio lucro quanto lança um discurso desses. As pessoas preocupadas com a existência do mundo sabem que ele não corre qualquer perigo.

O planeta não vai a lugar algum, podem ficar tranquilos.
Somos nós que estamos indo...

Ainda nesse texto, gostaria de ressaltar algo que muito me incomoda atualmente.
A insistência da maioria das pessoas que se dizem cultas em agir contra religião e, o pior, tentar negar a existência de deus ou o que quer que seja. Uma pessoa que faz isso tem como obrigação se calar perante as chamadas Guerras Santas. Ela é tão ignorante quanto os intransigentes religiosos do mundo todo. Se você quer respeito a primeira coisa que você tem a fazer é merecê-lo, e não vai ser dando uma de bonzão e criticando coisas das quais você não tem conhecimento algum que vai ter esse direito. As pessoas acreditam nas coisas, e elas se apegam, e a fé é capaz de coisas incríveis. Eu não sou católico, não sou sequer cristão, e nem faço parte de qualquer instituição, mas eu não julgo outras pessoas pelas crenças que elas têm ou pela falta delas. Só por favor, calem a boca. Ninguém precisa ouvir que deus não existe ou existe ou que é tudo uma grande conspiração. Dan Brown é um escritor de FICÇÃO, e bem meia boca se querem minha opinião. Qualquer pessoa que seja que queira discutir com alguém que tem fé em deus, perdeu sumariamente essa discussão. É IMPOSSÍVEL GANHAR DE UMA PESSOA QUE TEM FÉ. VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR.

Eu sou adepto da discussão e argumentista fanático e eu digo que é impossível. A definição de fé prova isso, ao dizer que "Fé é crer em algo sem ter provas disso". Pois bem, argumentar é dar provas de que aquilo que você defende está certo, ou que o seu opositor está errado, usando provas. Uma pessoa que não precisa de provas para sua crença torna impossível que qualquer pessoa desbanque qualquer coisa que seja.
E não me venham com teoria da evolução, Big Bang ou o que quer que seja, é medíocre. Os físicos não explicam os mílésimos de segundo antes da explosão do Big Bang, e durante uma conferência entre o 265º Papa, Karol Wojtyla, mais conhecido como Papa João Paulo II, e o famoso e pouco funcional Stephen Hawking, essa discussão foi posta em prática, e, a meu ver, o Papa saiu na frente. A física não explica e nem tem uma teoria sequer que seja aceita sobre os 0.0000000000000000000001 segundos que antecederam a explosão. Hawking dissertou sobre toda a teoria e o Papa a aceitou fundamentalmente, dizendo ter ficado inclusive entusiasmado, já que Hawking além de tudo é de uma didática fenomenal. Pois bem, mesmo assim o Papa fez uma ponderação. Apontando à fração de segundos inexplicáveis ele disse "Aqui foi Deus", e Hawking disse "Amém".

Mesmo que essa fração de segundo fosse explicável ainda assim, toda a evolução pode ter sido guiada por Deus ou pelo que quer que seja. E aí? O que se pode dizer? As pessoas se instruem e elas não se desapegam da religião e um motivo deve haver. Então se você não entende e não acredita nisso, só faça o favor e deixe para lá. Uma pessoa com fé é capaz de milagres.
O Novo Testamento foi escrito muitos anos, 2 séculos para ser mais exato, depois de Jesus Cristo, então as pessoas precisavam supor coisas e escreverem com direitos poéticos. Todo mundo gosta de questionar o Criacionismo, é a paixão dos ateus, mas ninguém nunca para para pensar que ninguém estava lá e que aquilo nunca foi escrito para se estar certo, só para ilustrar a crença dos homens no que aconteceu. A Bíblia é certamente o melhor livro de toda a humanidade, seja você Cristão ou não, se as pessoas se esforçam tanto para serem cultas, ela pode ser um bom começo.

Não estou dizendo que ser ateu esteja errado, mas é ignorância e preconceito julgar o que as pessoas religiosas têm se você se incomoda de elas te julgarem. Não existe certo ou errado quanto a isso.

Fé é uma coisa que a Ciência nunca vai conseguir desbancar, nem quando ela souber tudo que já aconteceu no universo inteiro. NUNCA. E na boa, não me interessa se professores de universidades renomadas falam que é errado. Um professor de universidade nem costuma saber sobre religião, o cara não passa de um idiota ignorante que nem sabe sobre o que fala, e todos os alunos ficam histéricos por reconhecerem nele suas idéias. Eles reconhecem nele sua própria ignorância isso sim...


Eu tenho fé de fazer das pessoas melhores, de fazer o que é certo e não o que somos programados, e pro inferno com suas teorias de que fé é besteira ou de que o que eu quero é ilusão...
você é um retardado, e nisso eu boto fé.


Atenciosamente, Chakal

3 comentários:

  1. Rilitrus da sua definição do panda.

    Sem mais nada importante a acrescentar.

    ResponderExcluir
  2. " Ela é tão ignorante quanto os intransigentes religiosos do mundo todo." Concordo plenamente.
    Esse texto me deixou menos confusa, mas com uma vontade doida de ter uma discussão filosófica dessas (e esse paraná não tem ninguém...).
    Na verdade, não posso nem dizer nada aqui que te contradiga, por quem confesso que concordo com tudo o que disse. E não estou dizendo por educação, nem por ignorancia, mas por que eu penso assim há muito tempo. Admirei a forma que você escreveu sobre o respeito à fé, por que todos, até os que criticam, têm fé em alguma coisa. Não vê o LHC? Milhões investidos para provar uma coisa que os cientistas acreditam que exista, mas nunca viram... se eles investiram tanto nisso para provar, é por que tinham fé que existia (e aquele treco tá lá, sem dar noticias...).
    Gostei também da parte em que você falou que o homem faz tudo para defender apenas o proprio habitat e sobrevivencia. Pois se supormos que o mundo pudesse ser destruido pelo homem, a unica forma de salvar o mundo seria eliminar o homem. quem vai morrer com isso todo são os humanos.
    Belissimo texto.
    Elogiei de mais, mas eu gosto de elogiar quando encontro pessoas com uma opinião bem formada, isso me ajuda bastante na formação da minha propria opinião quase-completa, não que eu copie alguma idéia, mas eu procuro aprender sempre com elas.

    ResponderExcluir
  3. já vi algo sobre retroação e expansão do universo, com certeza na Discovery uauHAUAHUHA
    achei plausível, explicaria de onde surgiu tanta poeira uaHAHUhuAH
    o problema da ciencia e da religiao é projetar fim e começo em tudo, isso gera becos sem saída sempre, o que eu ando estudando me leva a observar sempre o todo como um grande processo, no qual a ciencia apenas pode extrair partes para criar tecnicas e teorias.

    ResponderExcluir