"Quando sua realidade particular é desafiada, ela cede à verdade."

What if I say I'm not like the others?
What if I say Im not just another one of your plays?
What if I say I will never surrender?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pós...

Aqui estou eu, tardiamente ao que queria, finalizando essa trilogia com um texto que não vai agradar a grande maioria.
Meu objetivo com essa linha de textos se explicará ao final deste, senão se fez já presente, mesmo com a demora desse último.

Me restam os parágrafos 6, 5 e 1, que não por acaso são a minha parte preferida, porque essas ideologias se quebram sozinhas e são, de todas as que eu citei, as que mais aparecem.

As pessoas hoje em dia, principalmente os jovens entre 15 e 25 anos simplesmente odeiam os EUA, o Capitalismo, e qualquer estilo de música que não MPB...
Digo, vocês só podem estar de brincadeira...
eu poderia muito bem terminar esse texto aqui e deixar vocês pensarem, mas eu gosto de falar e todo mundo sabe disso, e eu tenho medo de que o senso comum consuma a opinião de todo mundo até a raiz.

De qualquer modo, continuemos. Eu entendo perfeitamente essa linha de pensamento. O que eu não consigo entender é como tanta gente prega isso e não para nem para pensar no que está dizendo.

Pensem comigo, temos os EUA, uma nação indiscutivelmente forte e com capacidade de desenvolvimento além da imaginação de qualquer era ou o que quer que seja. Temos também nos EUA, o 13º IDH, medidor que leva em conta três fatores: Educação, PIB per capita e expectativa de vida. Como todos sabemos, temos lá o mair PIB do mundo, e mesmo com uma população igualmente gigantesca, é um fator extremamente favorável. Mas algo nos EUA chama a atenção. A Educação, com um sistema extremamente forte e algumas das melhores faculdades do mundo. Bem, o que falar mal de um país como esse? Muitas coisas, incontáveis, desde o imperialismo extendido à todo o Globo pelo militarismo até políticas intransigentes como subsídios e tudo mais.
Eu porém, tenho uma pergunta.

QUAL PAÍS NÃO FAZ EXATAMENTE A MESMA COISA?

"Ah, mas o Brasil não intervém militarmente em país algum, nós não fazemos guerra e nem impomos nossa cultura e vontades à outros povos"...É, é, fala isso para a América do Sul.

Eu vou por partes. Primeiramente, intervenções militares. É o tipo de coisa à qual o povo brasileiro tem uma aversão constante. Militarismo existe quando nenhum outro argumento pode ser utilizado. Isso ocorre entre países com mais frequência do que se imagina. Aliás, esse é o único motivo da ONU não funcionar. Parece irônico não? E é mesmo. A Organização das Nações Unidas, erguida para trazer paz e equilíbrio nos interesses de todos os países do globo só não consegue a PAZ que tanto almeja por não possuir um exercíto que imponha aos outros as medidas que a maioria deseja adotar. "Com um exército não se resolve o problema da PAZ, mas se gera mais GUERRA". Pode ser, mas com certeza seria um meio de ter impedido os EUA de invadir o Iraque, ou de ter forçado o Brasil a pagar o que devia à Bolívia. Brasil? Como assim? Poxa vida, somos um país tão camarada, sempre buscando paz e harmonia, ajudando todos ao redor, tal faz a Europa com seus países integrantes. Tão lindo aquilo tudo, viiu o que fizeram pela Islândia? O país com o maior IDH do mundo em 2006 foi ajudado por países Europeus pela crise e quebra que ela trouxe à Islândia.

Eu digo uma coisa...BESTEIRA.
Isso tudo não passa de uma baboseira desmedida. A Europa injetou dinheiro na Islândia porque ela tem uma coisa que interessa, e muito, os países da Europa. É na Islândia que ficam os principais Bancos da União Européia a exceção do de Frankfurt, e é lá que se tem o maior centro financeiro da europa...SIMPLES.

O Brasil impõe sua vontade dentro do Mercosul desde que o bloco foi fundado. Nós não invadimos qualquer um dos países que nos afrontou nem nada, mas nós corrompemos o Governo da Bolívia na época para que ela vendesse à nós gás natural e petróleo a preço de banana. SIM, O NOSSO GOVERNO FEZ ISSO. E fez muito pior. Nós corrompemos o governo paraguaio da época da construção de Itaipú por que NÓS precisávamos de energia e não tínhamos. Assim eles nos venderam energia que eles não utilizavam a preço de banana, tal fez a Bolívia. Que exemplo de país hein?

E de onde saiu isso tem mais. O Brasil ainda império nas mãos de Dom Pedro II declarou guerra ao Paraguai juntamente com Argentina e Uruguai, pois o Paraguai queria tomar uma parte das terras brasileiras para ter portos no mar. Além disso, o Paraguai crescia abruptamente, com um mercado forte e educação de primeira qualidade. Pois, 3 países contra apenas 1, perderam as primeiras batalhas. Na época, senão me engano, o Paraguai possuía um exército de 150 mil homens aproximadamente, contra as forças da Tríplice Aliança, constituída de 250 mil homens, dos quais 200 mil pertenciam ao nosso país. Eles devem mesmo ter pisado no calo brasileiro não?

Interessante como o Paraguai conseguiu retirar da Guerra a Argentina e o Uruguai sem muito esforço ou perdas. O Brasil, que também passou por alguns bocados na mão do Paraguai, recebeu armamento e dinheiro inglês - sim, a Inglaterra, a dama de ferro da Europa, a Santa Europa, onde todos são civilizados e evoluídos, diferente dos malditos norte-americanos. Com os novos investimentos o Brasil partiu para a ofensiva e depois de muita guerra matou o Ditador de uma figa do Solano Lopez, juntamente com mais 300 mil paraguaios. 300 mil? Não eram 150 mil soldados? É, é, eu sei, mas é que 150 mil civis foram pegos nos tiros cruzados e explosões, sabe como é. A verdade é que o Brasil promoveu um massacre à população civil paraguaia, dizimando a maior parte dos homens, e milhares de idosos, crianças e mulheres. O que se vê do Paraguai hoje é culpa desse gigante pacífico e anti-guerras que é o Brasil. Não bastasse isso nós corrompemos o Governo para acordos que nos fossem vantajosos sobre esse país, que nós dizimamos. Não bastasse isso, quando compramos aqueles produtos baratos comprados na China, nós cometemos o preconceito estúpido de dizer que essas coisas são "do Paraguai". Sim, sim, o Paraguai, a nação conhecida pelos seus imensos portos que recebem mercadorias da China todos os dias. Eu não queria dizer, mas esse país somos nós, e o porto é o Porto de Santos, e de Santos ao Paraguai essas cargas rodam um bocado. Mas as cargas devem ir até o Paraguai e então voltarem ao Brasil para serem vendidas não é? Claro, porque nós não compramos muamba da China...malditos paraguaios.

"Ah, mas isso foi há muito tempo, e os EUA continuam fazendo isso pelo mundo todo".
Ah, foi mesmo a muito tempo, a Guerra do Paraguai terminou em 1870. Faz muito tempo! Mas os acordos que fizemos têm algumas décadas, e nenhum dos atuais administradores tem qualquer plano de reajustar para algo que realmente favoreça os países que nos vendem aquilo que compramos. Se nós não o fazemos hoje, então quer dizer que muita coisa não mudou ainda.

O fato é que não existem heróis e se você tem algo a dizer sobre a política internacional de algum país, que seja aquele no qual você nasceu ou vive. Os EUA têm uma população muito mais consciente e mentalmente desenvolvida para lidar dos problemas deles. Seja pelo menos coerente ao falar as coisas...

E sem essa de orgulho nacional e tudo mais, eu estou de saco cheio de gente que ama essas linhas imaginárias sobre as quais construímos muros...sem esse papo de livros que ensinam que a Amazônia é dos EUA...isso é uma conversa fiada sem fim. Pra mim nacionalismo é uma besteira do tamanho das outras que a gente lê na Veja, na Folha de São Paulo e da boca da juventude intelectualizada, adoradora de MPB, bêbada e decerebrada desse nosso grande país. Eu estou de saco cheio de gente ignorante...também estou de saco cheio do preconceito idiota que as pessoas têm com a língua inglesa, com a música americana e com a porcaria da cultura deles. Cultura é algo mutável, e todas elas mudam todo dia, não é por ser os EUA, a língua deles é provavelmente a mais fácil do mundo de se aprender e a gente não fala propriamente um idioma nacional. Tem um país na Europa que colonizou e nos ensinou o português. Cultura não é uma bola de ferro presa ao seu tornozelo. Se é, não me interessa o que ela te diz para fazer, me interessa o que ela tem a dizer... Você não é mais brasileiro do que eu porque você ouve música nacional, bebendo cachaça e fumando pito de palha, enquanto pronuncia palavras em Tupi e Português. Na verdade, se você é um adorador da sua cultura e um averso ao exterior, você é um xenofóbico
desgraçado, e xenofobia é preconceito...e preconceito é coisa de gente estúpida.

Hoje em dia se você é intelectual você é de esquerda e gosta de MPB. Gostar de qualquer outra coisa é só uma adição. Eu sinceramente penso que MPB como arte morreu na ditadura. Eu não vi mais nenhuma letra de música útil após isso. E não me digam que é porque não precisa...O Brasil nunca precisou tanto de arte útil. Nós não precisamos é de garotas na praia, dores de corno e céus estrelados com letras sem nexo. Minha mente pede por mais, se a sua pede por menos, azar o seu...(não estou dizendo que é necessariamente tudo ruim, mas eu não vi nenhuma útil, eu vi foi um monte de pose sobre ser inteligente e ouvir MPB...)


Agora quanto ao Esquerdismo, eu mesmo tenho tendências à esquerda, e acho os métodos anarquistas realmente úteis ao pensamento e à política. Mesmo assim eu não sou um sonhador como os comunistas que acho que a sociedade anarquista tem chance de virar realidade... Nós vamos viver o capitalismo por todo o sempre, amém. Duvida? Então abre mão da sua quantidade de sapatos, seus tênis e camisa. Compre só o necessário e viva sem sua maquiagem, seu som de última geração e seu computador ultra potente. Nós somos crias capitalistas e os merdas dos Socialistas de Faculdade ficam discursando algo que eles não fazem...além do que, os filhos da mãe pregam a porcaria de uma ditadura e vêm prometer igualdade?
Igualdade para uns, não para outros? .

Igualdade em uma sociedade com poder não é igualdade. E a ditadura é uma fase né, eu sei, uma fase sem fim por pqp, a China ainda é ditadura e já faz um século! Pra quando está marcada essa mudança? Da noite para o dia?
Ditadura é ditadura, e enquanto qualquer filho da mãe vier pra cima de mim com a idéia de que o comunismo é a solução dos problemas humanos eu vou chamar essa pessoa de um burro completo que só segue o que lhe dizem, sem nunca parar para pensar naquilo que se vê na escola.
Esse sentimento estúpido de correspondência à esquerda mas não seguir ideologias me mata.


Eu conheço pessoas de direita que pretendem fazer algo de bom para esse país e conheço muitas, mas muitas pessoas de esquerda que são inclusive de partidos, e que não fazem qualquer porcaria pelo mundo ou pelos outros...

Eu só queria, muito, mas muito mesmo, que vocês pensassem. Analisem aquilo que lhes é dito, mesmo que seja Jesus na Terra dizendo. Por favor! Não me interessa se foi seu professor de faculdade, de escola, de cursinho, seu pai, seu melhor amigo. Analisem, é para isso que nosso cérebro existe! É para isso que temos consciência, para sermos seres conscientes!

Não ergam bandeiras que não defendam, não digam coisas que não façam. E façam algo de útil, que seja se matar...

Uma única coisa desses três textos, não sejam estereótipos, não sejam o senso comum! Deixem para seguirem o senso comum o dia em que ele for útil para alguma coisa...Não somos comuns, evoluímos e deveríamos fazer uso desse acidente...



The Thing I Hate - Stabbing Westward

Lost in a world of doubt and insecurity
Nothing that you hold sacred, nothing you believe

Your life is a contradiction

While you thrive on manipulation
I fight to just hold on to what I believe
I won't become the thing I hate
I won't become the thing I hate

I won't become the thing I hate

I won't become you

You've treated me like I'm a worthless piece of shit

You think you're in control but you make me sick

I want to watch you suffer

The way that you've made me suffer

I want to fuck up everything you've ever loved

I won't become the thing I hate

I won't become the thing I hate

I won't become the thing I hate


I won't become you


Atenciosamente, Chakal.

5 comentários:

  1. Vale uma dica: existem novos estudos a respeito da participação da Inglaterra na Guerra do Paraguai(ou Guerra do Brasil?- pois é, no Paraguai eles estudam com outro nome). A Inglaterra e outros países europeus foram sim, culpados por muitas coisas, blablabla. Mas estes mesmo países venderam armas tanto pro lado Brasil-uruguai-argentina, quanto pro paraguai. Ou seja, aquela velha história que Inglaterra apoiou a gente é contestada, apesar do intervecionismo dessa antiga potência em muitas outras causas ser fato, como sabemos. São novas análises da história que vale a pena dar uma olhada, que contrariam antigas visões e convergem com até uma coisa que você em parte defende: culpar cegamente uma única coisa. Talvez essa versão de jogar a culpa nos ingleses sempre aliviaria a tensão de não termos sido "pacificistas".

    ResponderExcluir
  2. Eu estou jogando a culpa justamente neles e no Brasil, e eu sei dessa análise histórica, mas por enquanto ela é refutável em alguns aspectos. No entanto existe uma via que afirma a possibilidade disso que é a quebra de relações que perdurava na época entre Brasil e INglaterra.
    Eu estou dividindo a culpa, de forma alguma exaurindo, nem mesmo do Paraguai, que foi quem iniciou a Guerra...

    ResponderExcluir
  3. Chakal, minha cabeça ta meio bagunçada por causa da pressão do vestibular e do fim de ano, mas não pude deixar de ler o seu texto.
    Entendi dele o seguinte (e nao sei se entendi certo, meu cerebro ta começando uma etapa que eu sei que significa uma mudança drastica, então to "falhando"): por tras de uam ação tem sempre um intenção, que na maioria das vezes é egoísta. Mas não vou me prolongar nisso para não acabar falando besteira.


    obs: gostaria de escrever bem assim pra me dar bem na redaçã e falar menos de mim na droga do meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Chakal, gostei muito do texto, é preciso muita inteligência e um pouco a mais de ousadia para falar do Brasil e sua situação tão abertamente.
    Parabéns, seu texto, apesar de grande, não é cansativo.
    Excelente.

    ResponderExcluir
  5. não sabia que você tinha um blog!
    texto bem interessante.
    te sugiro um blog muito interessante.
    lê quanto tiver tempo.

    www.portalinfomundo.blogspot.com

    abs!

    ResponderExcluir