"Quando sua realidade particular é desafiada, ela cede à verdade."

What if I say I'm not like the others?
What if I say Im not just another one of your plays?
What if I say I will never surrender?

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A verdade, nada além da verdade...

Estou com saudades da S.
Aprendi a fazer Tsurus! \o/
Terminado o momento nada a ver...
_______________________________________________

O mundo a volta é incrivelmente perturbador.
E hoje eu me dedico a assuntos perturbadores para a maioria, e dos quais não espero admiração por esse texto.
Eu olho sempre ao meu redor e vejo o quanto a sociedade é bem estabelecida e firme, o quanto o seu sistema é impecável e minunciosamente funcional e o quanto sua manipulação é precisa.
Em um mundo em que a força não pode ser mais imposta, outros métodos de controle têm de ser criados, métodos discretos, facilmente incorporados e que se espalhem de um modo igualmente fácil.
Desde os tempos antigos o controle é necessário... alucinógenos e dependentes são utilizados para manter-se o controle de um grupo de pessoas, trabalhadores, escravos ou livres, que se matavam se preciso fosse para ter um pouco mais daquilo.

Espero que ninguém aqui pense que a cerveja foi uma bebida inventada para os faraós no Egito. O ópio foi amplamente utilizado para manter fixos e alienados os trabalhadores da China por séculos. O gorverno por lá ainda é autoritário. "Mas isso acontece por que os chineses são "comunistas"!" Tem toda razão...nós somos mais discretos.
Os colonizadores espanhóis mantinham os indígenas nas minas por um sistema que já era utilizado pelo seu próprio povo, provocar dependência aos trabalhadores, que eram então facilmente levados à exploração de minérios longe das vilas.

O que acontece hoje no entanto é mais camuflado.
Os chamados Junkies são revoltados com a vida, e não vêem nela qualquer valor, já que o mundo é assim tão ruim, que diferença faz? O grande porém é um simples detalhe.
Não se vê com tanta frequência pessoas morrerem com cirrose nem nada do tipo, isso só torna suas vidas mais miseráveis, mas os buracos no seu fígado se fecham com o tempo, apesar de sequelas permanentes que resultam numa queda brusca na qualidade de vida. Quanto aos buracos no cérebro, infelizmente, o mesmo não pode-se dizer. As ligações que seus neurônios fazem e da perda que o alcóol traz a elas. Uma garrafa de cerveja por semana (eu havia editado erroneamente antes) significa uma perda de 40% da fertilidade no caso feminino até os 30 anos, e a mesma quantidade significa uma perda de até 50% da capacidade sexual no caso masculino, também até os 30...esses dados não costumam circular por aí...
Em resumo, a grande revolta dos Junkies com a sociedade os leva a sua escapatória, rumo aos produtos usados pela sociedade para mantê-los onde estão, na insignificância. Com tanta revolta, nada mais são do que marionetes do sistema. Tentam sair dele e se afundam de cabeça naquilo que todos esperam, a fila indiana do dia-a-dia. Indianos que aliás, sempre foram os maiores produtores de ópio da história mundial.

Por mais ultrajante que seja, todos sabem que bêbados e drogados não se levantam contra nada. A não ser que acabe a bebida e a droga. E quando isso ocorre, o que acontece nunca leva a lugar algum. Esse grupo mal consegue manter uma linha de pensamento quando tem em seu corpo a substância de tamanho agrado. O máximo que ocorre é um choro incontido e uma indignação com a vida que geralmente termina com uma dor de cabeça no dia seguinte usualmente chamada de ressaca, ou outros tantos nomes que os drogados dão. Pessoas bêbadas são todas iguais. Para beber, até um mendigo serve, é só chamar. E tem gente que chama de amigo por ser, o outro, aquele com quem sai para beber.
Eu não culpo a sociedade, meios tão eficazes realmente são ótimos, principalmentes se instalados na juventude e que será o exemplo passado de geração a geração. Se eu fosse um líder manipulador que quisesse que as pessoas, principalmente os jovens, que seriam os meus piores inimigos, fossem mantidas sobre as minhas rédeas, eu usaria sem pensar esses métodos. É tão simples e fácil, a falsa sensação de maturidade e de sociabilidade que isso tudo traz. E sempre existem desculpas, eu só conheço uma, e se chama covardia frente a um mundo diferente. Já dizia Reznor, "A dinâmica de um relacionamento muda quando uma das partes ao menos está sóbria". Realmente, eu conheço pessoas que para eu aguentar, só se eu estivesse bêbado. Como eu não bebo, eu não aguento.

A essa altura a maioria já parou de ler, mas eu gostaria de falar do meu meio de manipulação predileto: a comunicação, em especial, a TV. Não vou falar de música aqui por que não acho que seja hora, nem sei se um dia vai ser...e a situação atual é vergonhosa.

Revistas, jornais, um mundo inteiro de sensasionalismo e vendas que mantém todos nos mesmo trilhos. A leitura porém, ainda nos força a ter o que entender o que está escrito, a informação tem que ser decodificada. Isso ainda permite que a crítica seja aplicada que todos possamos questionar aquilo. É claro que tem quem não faça isso nem lendo. Por favor, mesmo com senso crítico, tirem a Veja das vossas vidas, eu nunca vi tanta baboseira em tão poucas páginas. Dá para obter as informações em outros lugares.

A TV no entanto, simplesmente implanta as informações em nossa mente, ela não nos dá tempo para racionalizar, para saber se é certo ou errado. Ela simplesmente te conta aquilo, ela não quer saber se você quer ou não assistir a violência gratuita ou aos besteiróis de sempre (vide BBB). Está lá, e você não tem opção. E não me venham com mudar de canal, porque isso se espalha a 99% deles.
E o ser humano adora isso. Ver a vida dos outros dentro de uma casa, é mais prático que ir a um zoológico, e tem pessoas lá dentro! Não é uma idéia incrível?
Eu pedi para questionarem-se a um tempo, não foi? É um momento interessante para fazê-lo.
Os jornais televisivos despejam uma quantidade infinita de informações inúteis, alteradas, manipuladas, e não se dão ao trabalho de se retratar caso estejam errados. Simplesmente deixam para lá caso aconteça, afinal, o povo tem memória curta. Novamente peço para não discordarem, tem gente que ainda vota no Maluf. Os que jogam RPG sabem a quantidade de asneira que é dita e as desculpas que não são dadas, nós sofremos bastante com isso.
A violência vende, isso é fato. O ser humano adora ver o sangue jorrando da tela de sua tv e encharcando o tapete e piso de suas salas, enquanto a família se reúne feliz para mais uma noite de informações, um verdadeiro circo de horrores. Uma criança foi arremessada pela janela, jovens foram sequestradas, pessoas perderam suas casas para o tempo, a Natureza é mesmo muito malvada. Como podem pais fazerem isso com seus próprios filhos? Maridos espancam suas mulheres todos os dias, e eu nunca vejo uma notícia sequer, a não ser que seja alguém famoso.
Alguém aí viu algo sobre a reconstrução das casas dos desabrigados? Sobre as políticas que dão certo pelo mundo todo? Aquele show da banda que tem letras inteligentes e que fala do que é necessário? Ou quem sabe do político que tenta afinco adotar leis que auxiliem melhor a população num geral, de vários modos? Aquele livro bom de se ler? Aliás, livro é uma coisa que ativa o cérebro, qualquer que seja, é incrível como não se vê comerciais de livros na TV né? Todos nós sabemos porque, simplesmente não vende. "Não interessa!" "É muito chato!"

Nós gostamos de acreditar que aqueles são casos peculiares, que o ser humano é um ser bondoso, que somos enviados de um bem maior. Eu não entendo o porquê até hoje de Jesus ter sido posto na cruz. Somos mesmo muito bondosos.
Nos entregamos à força da sociedade, inventamos desculpas para nós mesmos e nos curvamos para um mundo que é tão falso, que nós mesmos nos iludimos frente às nossas mentiras. Gostamos de olhar em volta e ver que está tudo bem, todos fazem o mesmo, porque nós seríamos diferentes? Não faz qualquer diferença não é mesmo? Um voto? Uma cabeça pensando? Um preso por discursar contra um governo do outro lado do mundo? Que diferença faz? Um garoto que pára em frente a um tanque de guerra, na iminência de ser morto, em um país autoritário e é preso. Não aconteceu nada. Mas ninguém sabe que ele foi preso e morto em seguida. A coragem esteve lá o tempo todo, e para a maioria não passou de um idiota. E se todos tivessem se levantado? Se todos os chineses pularem ao mesmo tempo, a Terra sai de órbita. Se todos os chineses gritarem ao mesmo tempo, a população do hemisfério inteiro deles morre pelo som. E se eles se revoltassem? Não faria diferença? Sabem porque não fez? Porque cada um, cada único indivíduo, achou que a sua participação não faria diferença. É sempre mais FÁCIL esperar os outros fazerem. Se fizer diferença que bom, o mundo muda, senão, "ah! eu já sabia!".
Não posso me desculpar aos ofendidos.
Os exemplos estão subentendidos em músicas, livros, filmes. Em tudo. Só que ninguém vê.
Ninguém aqui viu o V bebendo antes de explodir o parlamento, viu? Preston fumando antes de acabar com o regime do Grammaton? Ou o Neo assistindo tv antes de vencer o Agente Smith?
O V inclusive está assitindo O Conde de Montecristo, uma ótima inspiração à força de vontade. E Preston se revolta contra uma droga usada em massa na população mundial. O mesmo conceito de droga pode-se aplicar para a Matrix nos seres humanos. Parece idiota essa comparação. Talvez seja, talvez não...

Que me desculpem, mas a minha proposta era de ter apenas a verdade nos textos, e a verdade é uma só.

Gostaria de receitar os filmes Obrigado por Fumar,
Equilibrium, (do tal Preston que falei)
e os já conhecidos Matrix e V de Vingança (sempre né...).




Vicarious - Tool

Eye on the TV

'cause tragedy thrills me
Whatever flavor it happens to be

Like:
"Killed by the husband" ...
"Drowned by the ocean" ...
"Shot by his own son" ...
"She used a poison in his tea,
Then (she) kissed him goodbye"
That's my kind of story
It's no fun til someone dies.

Don't look me at like I am a monster
Frown out your one face, but with the other (you)
Stare like a junkie into the TV
Stare like a zombie while the mother holds her child,
Watches him die,
Hands to the sky cryin "why, oh why?"

Cause I need to watch things die from a distance
Vicariously, I live while the whole world dies
You all need it too - don't lie.

Why can't we just admit it?
Why can't we just admit it?
We won't give pause until the blood is flowin'
Neither the brave nor bold
Nor brightest of stories told
We won't give pause until the blood is flowin'

I need to watch things die from a good safe distance
Vicariously, I live while the whole world dies
You all feel the same so why can't we just admit it?

Blood like rain fallin' down
Drum on grave and ground

Part vampire, part warrior,
Carnivore and voyeur
Stare at the transmittal.
Sing to the death rattle.

La, la, la, la, la, la, la-lie (x4)

Credulous at best
Your desire to believe in
Angels in the hearts of men.
But pull your head on out (of) your hippie haze
And give a listen
Shouldn't have to say it all again

The universe is hostile
So impersonal
Devour to survive
So it is, so it's always been ...

We all feed on tragedy.
It's like blood to a vampire.

Vicariously, I live while the whole world dies
Much better you than I.

Atenciosamente, Chakal.

3 comentários:

  1. Primeiramente, texto incrível. *.*
    Realmente é um método muito eficaz esse que prende as pessoas. E, como você sabe e já me disse, tudo gira em torno do egoísmo. Porque nenhuma hora ninguém se preocupa com o que vai acontecer com o outro, ou o que está acontecendo com o mundo, foda-se, tá tudo bem se ele próprio estiver bem. ><
    Isso tudo só demonstra como as pessoas não podem usar sua própria inteligência para algo que realmente faça diferença. Bando de conformistas...

    ResponderExcluir
  2. "Realmente, eu conheço pessoas que para eu aguentar, só se eu estivesse bêbado. Como eu não bebo, eu não aguento"

    Ótimo.

    Eu gostei muito do testo, mas acho que, o importante mesmo é saber fazer a distinção. Por exemplo, vc citou a Veja... eu leio/lia Veja mas não pra ter ideias toskas implantadas na minah mente, mas de forma a me situar em fatos "ditos importantes" e ai correr atraz pra ter detalhes não "trabalhados" na net.

    O que eu quero dizer é que ver TV, não é de todo o mal, há algo a se aproveitar. O problema é que a maioria das pessoas não sabe distinguir coisas úteis de lavagem cerebral e cruzam essa tênue linha entre ambos, perdendo ai o sentido.

    Eu já não vejo TV faz tempos, muiiiiito tempo mesmo... mas há coisas "de tv" que eu gosto e acho interessante. Que em sua maior parte são séries e animes. Talvez um ou outro documentário...

    E eu sou um ébrio consciente. Não se preocupe. xD

    ResponderExcluir
  3. Eu te aguento Squall, não se preocupe. Não preciso estar bêbado para isso. Na verdade eu te admiro bastante.

    Existe um canal chamado TV Cultura, ele não tem esse nome atoa.
    Eu nunca generalizo nada, mas eu me foquei em falar unicamente da parte que precisa ser criticada.
    Quanto a Veja,é como eu disse, ao menos a leitura te disponibiliza o trabalho das idéias...por pior que seja.

    ResponderExcluir